Nossa experiência com o TLC – Luisete e Carlos
A nossa experiência com o TLC APARECIDA vem desde a implantação do movimento na paróquia, quando o pároco da época, Pe. Carlos de Miranda Alves, e um jovem da comunidade, Diogo Fanhani, nos apresentaram o movimento e nos convidaram para assessorar na implantação dele em nossa comunidade. Embora já tivéssemos servido em núcleos jovens na paróquia, esse serviço era algo totalmente novo e desafiador, mas abraçamos com muito amor, pois partilhávamos da mesma preocupação: a de não ter o que oferecer aos jovens que terminavam o Crisma.
Assim, uma equipe formada por 6 jovens atuantes da comunidade teve sua primeira experiência do TLC, no retiro da Paróquia Nossa Senhora da Pompéia e, daí em diante,trabalhamos em conjunto, procurando conhecer mais a fundo as diretrizes do movimento. Também com o auxílio de jovens dos núcleos de Cubatão, onde o movimento era bem forte, começamos a providenciar o necessário para concretizar onosso próprio retiro.
Porém, como tudo que é novo, enfrentamos dificuldades e quase desistimos, pois quinze dias antes do retiro não tínhamos conseguido sequer uma ficha de inscrição. Mas graças à ação do Espírito Santo, ao apoio do pároco, da comunidade e ao esforço dos jovens,finalmente nos dias 25, 26 e 27/11/2011 aconteceu o primeiro TLC Aparecida, que contou com aproximadamente 80 jovens. Não temos palavras para expressar o que sentimos na missa de encerramento! Foi um mix de sentimentos, principalmente de muita gratidão a Deus por tudo que ele nos permitiu viver e aprender naqueles três dias.
E então veio o quarto dia, e como em toda a caminhada, tivemos alegrias, dificuldades e dissabores, mas acreditando no movimento, servimos durante 5 anos, acompanhando e trabalhando em todos os retiros, interna e externamente, conhecemos pessoas com testemunhos de vida que nos acrescentaram e fortaleceram muito. Foi um tempo de bençãos! Muitos jovens chegaram…muitos se foram… retornaram… e alguns perseveram até hoje.
Falar da nossa experiência é algo que nos emociona e que ainda rende frutos em nossasvidas, pois Deus, muitas vezes, se revelou e continua se revelando a nós através desses jovens. Isso é algo muito especial e nunca vamos nos cansar de agradecer.
Rogamos a Deus e a intercessão de Nossa Senhora para que o movimento persevere, continue a resgatar e formar lideranças jovens para a Igreja, mas sem esquecer do seu lema: “Fazei tudo o que Ele vos disser”, acreditando sempre que “Tudo está previsto!”